Mostra de empreendimentos da Quarta Colônia ocorre nesta sexta e sábado

Diário

Mostra de empreendimentos da Quarta Colônia ocorre nesta sexta e sábado

Fotos: Divulgação (UFSM)/

A Mostra Saberes e Sabores, do projeto de extensão Geoprodotto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acontece neste final de semana no 3º andar do Royal Plaza Shopping. Esta é a segunda edição do evento, que (desde a sua segunda edição) ocorre quinzenalmente. Serão dois dias de evento: o primeiro é nesta sexta-feira, das 11h às 20h, e o segundo é neste sábado, das 10h às 22h. 

Últimos dias para se inspirar e se inscrever no festival ‘Canções Para Santa Maria’

O projeto Geoprodotto surgiu para incentivar ações transversais e interdisciplinares com os empreendedores da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, ao buscar fortalecê-los com vistas a um melhor aproveitamento das suas potencialidades, envolvendo-os no processo de resgate, construção, preservação, valorização e principalmente na propagação da memória e identidade local dos produtos elaborados e comercializados na comunidade.

Associação Rosas de Março busca doações de doces e chocolates para 78 crianças

Com esse objetivo, a mostra surge como uma forma de expor a elaboração de produtos com identidade própria, unida com a integração da bio e geodiversidade do território da Quarta Colônia. Dessa forma, consegue-se conceber, compartilhar e gerar novos conhecimentos em prol das perspectivas sustentáveis na região.

As ações do projeto tiveram início em setembro do ano passado, com visitas pontuais a alguns empreendimentos e orientações online. Em dezembro, o Royal Plaza Shopping abriu um espaço para que o projeto pudesse mostrar os empreendimentos legalizados da Quarta Colônia. 

Dentre os produtos comercializados, com a identidade característica da região, estão cucas, biscoitos, bolachas, geleias, salame, vinho, queijos, mel, ovos, souvenir (como canecas e bordados), facas personalizadas, hortifrúti, salgados, massa caseira, bolos, pão de mel, sabonetes artesanais e água para lençol, dentre outros. Os empreendimentos que farão parte da mostra neste final de semana são:

Arteiras por Amor (de Faxinal do Soturno)

Colina Artesanato (de Silveira Martins)

Sr. Dino (de Agudo)

Doce Lembrança – Saboaria Artesanal e Velas Aromáticas (de Faxinal do Soturno)

Fases Personalizados (de Faxinal do Soturno)

Cutelaria Menegassi (de Agudo)

Azienda Bastiani (de Faxinal do Soturno)

Cervo Agroindústria (de Faxinal do Soturno)

JBW Doces e Sabores (de Silveira Martins)

Fazendouro (de São João do Polêsine)

Giacomini Alimentos (de São João do Polêsine)

Armazém dos Salgados (de Faxinal do Soturno)

Mel Schüller (de Agudo)

Granja Dom Gentil (de Faxinal do Soturno)

Realizada pela UFSM e pelos empreendimentos integrantes do projeto, a mostra conta ainda com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Consesus) da Quarta Colônia, Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

* Com informações da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa proíbe importação e venda de chocolates Kinder no Brasil Anterior

Anvisa proíbe importação e venda de chocolates Kinder no Brasil

VÍDEO: Equipe Formula da UFSM vai participar de campeonato nacional em Piracicaba Próximo

VÍDEO: Equipe Formula da UFSM vai participar de campeonato nacional em Piracicaba

Geral